Facebook

Veja como motivar a sua equipe em 4 dicas simples!

Pode não parecer, mas motivar a equipe é a melhor forma da empresa aumentar a qualidade dos serviços, reduzir a rotatividade de trabalhadores e garantir mais competitividade.

Quando uma equipe sente que não é valorizada, ela acaba produzindo menos que o normal. E essa queda na produção tende a prejudicar o alcance das metas, dos resultados e, inclusive, das vendas.

Você sabe como motivar a sua equipe?

Neste post explicamos qual é a importância de manter seus colaboradores motivados, e que dicas precisam ser colocadas em prática para aumentar o ânimo e satisfação de todos os integrantes.

Esperamos que goste!

Por que a motivação da equipe é importante?



Todo mundo quer trabalhar em uma empresa que valoriza o colaborador e possui um ambiente de trabalho saudável. A questão é que nem sempre é fácil achar uma organização capaz de entregar isso. Ou, que sabe como manter os integrantes motivados.

Segundo uma pesquisa da Right Management, consultoria de recursos humanos dos EUA, motivar os colaboradores pode aumentar a produtividade em até 50%. Isso porque as pessoas passam a se sentir mais acolhidas e valorizadas pela empresa, e esse sentimento faz com que queiram produzir mais e melhor.

O mercado está priorizando cada vez mais a qualidade dos produtos e um bom atendimento, certo? Sendo assim, manter a equipe motivada é uma estratégia importante para aprimorar os serviços internos e, consequentemente, aumentar a satisfação do consumidor.

Benefícios de uma equipe motivada


A grande vantagem de motivar a equipe é que a empresa consegue garantir um ambiente de trabalho mais agradável para o colaborador. No entanto, existem também outros benefícios que precisam ser mencionados. Abaixo, veja quais são eles:

1. Aumento da produtividade

Quando uma equipe está motivada, ela consegue desempenhar as atividades com muito mais força de vontade e atenção. Esse comportamento reflete na produtividade, que impacta os resultados e contribui para a competitividade da empresa.

2. Maior comprometimento de todos

Uma equipe motivada sente que é parte de um grupo, e esse sentimento resulta no comprometimento de todos os integrantes. O trabalho diário passa a ser desempenhado de forma conjunta, o que ajuda a acelerar o alcance de objetivos e reduzir o retrabalho e a incidência de erros.

3. Diminuição do turnover

Processos de seleção, contratações e treinamentos costumam ser custosos e podem impactar os lucros de qualquer negócio. No entanto, é possível diminuir o turnover (taxa de rotatividade de colaboradores) se os integrantes apenas sentirem que são valorizados e que podem crescer junto com a marca.

4. Redução de processos trabalhistas

Uma vez que o ambiente de trabalho é saudável, existe o sentimento de pertencimento e os colaboradores gostam de fazer parte da equipe. A empresa, consequentemente, consegue diminuir problemas e desentendimentos internos, bem como evitar processos trabalhistas futuros.

4 dicas para manter a equipe motivada



Agora que você já sabe qual a importância de motivar a equipe e o que a empresa pode ganhar ao fazer isso, veja 4 dicas para manter todos os seus colaboradores motivados.

Empresas que não mantêm um diálogo com seus funcionários não sabem se os mesmos estão satisfeitos ou insatisfeitos com alguma coisa. E essa falta de comunicação pode se tornar um gatilho para problemas internos, queda de produção e até processos judiciais.

Se você quer manter a sua equipe motivada, daqui para frente procure prestar atenção ao que cada colaborador tem a dizer. Você pode realizar questionamentos para descobrir o que pode ser melhorado, pedir sugestões ou até agendar encontros semanais com outros gestores e os próprios colaboradores para descobrir o que pensam.

Além de dar espaço para a comunicação, é importante ainda aplicar uma política na empresa que respeita e leva em consideração a opinião dos colaboradores. Também, colocar em prática as sugestões dadas por eles como forma de incentivo e apoio.
 


Alguns indivíduos não se importam de desempenhar as mesmas funções durante um longo período de tempo. No entanto, a maioria das pessoas ainda prefere adquirir novas habilidades, superar desafios profissionais e expandir conhecimentos.

Oferecer oportunidades como promoções ou troca de cargo é uma excelente forma de motivar os integrantes da sua equipe. Ao fazer isso você está mostrando que prioriza quem trabalha com você, e que eles também merecem fazer parte das conquistas da empresa.

Outro ponto que precisa ser frizado aqui é que a empresa também tem a ganhar ao oferecer mais oportunidades aos talentos internos. Muitas vezes vale mais a pena valorizar alguém que já compõe a equipe do que trazer de fora.


Cada colaborador é único e todos desempenham um papel importante dentro de uma organização. Algumas pessoas podem dominar um determinado assunto ou setor, enquanto que outras podem apresentar uma melhor performance realizando outras funções.

Personalidade e os objetivos profissionais de cada uma também são distintos. Ou seja, ninguém é igual e o gestor deve ver essas diferenças como pontos fortes e que podem ser explorados.

Respeitar as diferenças, valorizar as particularidades e considerar os esforços de cada integrante é essencial para a sua empresa motivar a todos e tornar o ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

Não é porque um colaborador não possui conhecimento sobre um assunto que ele não tem capacidade para assumir uma determinada tarefa, certo? As pessoas sempre podem aprender coisas novas, e com isso agregar ainda mais valor para a empresa.

Uma forma de mostrar que você se preocupa com o crescimento da sua equipe é investir em ferramentas modernas para agilizar serviços. Trabalhos manuais costumam ser desgastantes e podem desacelerar o ritmo do trabalho.
 
Então, investir em um sistema de gestão que integra departamentos e oferece funcionalidades inovadoras pode ser interessante para mantê-los motivados ao desempenhar as funções.
 
Outra forma de motivar a equipe é realizar seminários periódicos sobre assuntos relevantes do mercado. Dessa forma, além de manter todos os integrantes atualizados, você ainda oferece uma oportunidade para darem sugestões, insights e novas ideais.
 
Viu só como motivar a equipe vale a pena? Se você gostou do conteúdo, continue lendo o blog e fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo dos negócios.





22 de Março de 2022

Tags:

motivacao equipe gestao

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.