Quais os erros mais comuns ao emitir Nota Fiscal e como solucioná-los?
	A nota fiscal é um documento que registra a transação comercial entre uma empresa e pessoa física ou jurídica. Até então, existem três tipos de nota fiscal: Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), Nota Fiscal que substitui o cupom fiscal (NFC-e) e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
	 
	A NFS-e destina-se às empresas prestadoras de serviço. A NFC-e e a NF-e, por outro lado, servem para registrar a venda de produtos. Contudo, existe uma pequena diferença entre a nota fiscal que substitui o cupom fiscal e a Nota Fiscal Eletrônica.
	 
	Enquanto que a NFC-e é destinada apenas à venda para o consumidor final, a NF-e é designada às demais operações fiscais como, por exemplo, vendas comerciais, prestações de serviços e circulação de mercadorias.
	 
Emitir nota fiscal já é uma obrigatoriedade para praticamente todos os estabelecimentos que comercializam produtos e serviços. Entretanto, existem algumas empresas que ainda cometem equívocos ao emitir o documento e é exatamente sobre esses erros que falaremos neste post.
Erros comuns ao emitir uma nota fiscal

	A nota fiscal serve para comprovar que houve uma transação de compra ou venda entre uma empresa e uma pessoa física ou jurídica. Mas essa não é a única finalidade. Serve, também, para ajudar o Governo a fiscalizar as transações comerciais e fazer a tributação.
	 
	Logo, a não emissão desse documento pode ser entendida como sonegação de impostos, um crime que prevê prisão de dois a cinco anos, além de multa.
	 
	Para ficar dentro da lei, não sofrer penalidades e se destacar da concorrência, é fundamental que os estabelecimentos sempre façam a emissão desses documentos. Não só isso, mantenham a atenção constante para não cometerem os seguintes erros:
	 
1- Confundir
A DANFE nada mais é que uma representação simplificada da Nota Fiscal Eletrônica. Contudo, não pode substituí-la, nem ser utilizada para comprovar a transação comercial.
A função da DANFE é apenas facilitar o acesso e a conferência de dados por meio da chave numérica do código de barras. Por isso, é um documento obrigatório durante a circulação de mercadorias.
	Se uma empresa confunde esses documentos e um dos motoristas viaja sem a DANFE, por exemplo, pode ser que o estabelecimento tenha a carga apreendida durante uma vistoria.
	 
2- Erros no preenchimento
Outro erro comum que acontece são equívocos durante o preenchimento. Muitas vezes, a pressa para emitir e transmitir a nota fiscal ao cliente faz com que as pessoas responsáveis por preencher o documento coloquem as informações erradas.
	Esses erros, por menores que sejam, podem ocasionar o valor errôneo dos tributos, até a identificação equivocada da transação comercial.  
	 
3- Não armazenar as NFs
Além de confundir o DANFE e a NF-e e errar no preenchimento, alguns estabelecimentos erram ao não armazenar as notas fiscais corretamente. Essas empresas geralmente pensam que, após emitir e transmitir o documento, não é mais necessário manter as notas arquivadas. Na verdade, é preciso armazenar por 5 anos.
	Esse pensamento pode se tornar um problema futuramente, já que a Receita pode confrontar as informações e pedir que a empresa comprove o faturamento por meio das notas.
	 
4- Não emitir nota fiscal
Sim, não emitir nota fiscal também é um erro bastante comum. Algumas empresas acreditam que não precisam emitir esses documentos, o que faz com que atuem de forma errônea e ilegal.
	Para ter ideia da complicação, como não emitir nota é tratado como sonegação de imposto, o estabelecimento pode ser denunciado por um cliente ou fornecedor. O fiscal da Receita pode, então, ir até a empresa e aplicar uma multa. Ou até impedir que ela continue realizando as suas atividades.
	 
5- Escolher um certificado digital improdutivo
As NF-e, NFS-e e NFC-e são documentos digitais. Isto significa que a emissão é feita de forma eletrônica e que as empresas precisam ter um certificado para emitir e transmitir todas as informações.
	O erro, nesse caso, é que algumas empresas muitas vezes escolhem um certificado digital improdutivo para emitir notas. E, assim, acabam tendo problemas durante emissão e transmissão dos documentos.
	 
Como emitir a nota fiscal corretamente?
	Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns ao emitir uma nota fiscal, vamos falar como a empresa pode fazer a emissão correta desses documentos. Para isso, separamos algumas dicas práticas. Confira!
	 
1- Atente-se às informações
	Antes de validar as informações e transmitir a nota fiscal, verifique se todos os dados inseridos no documento correspondem à transação de compra ou venda. Verifique se o número do CPF/CNPJ do destinatário está correto, bem como a quantidade de produtos e serviços. Também, a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de cada item e o valor total da nota.
	 
2- Escolha um certificado digital operacional
	Para evitar falhas durante o envio das notas, verifique se a data de validade do certificado digital não está expirada e se o tipo de produto permite a operação. O certificado A1 é um programa instalado no computador, enquanto que o certificado A3 é um dispositivo externo como token ou smartcard.
	 
3- Invista em uma solução tecnológica de qualidade
Hoje já existem tecnologias que auxiliam na gestão da empresa e na emissão de Nota Fiscal. Soluções como um ERP, por exemplo, podem simplificar as transações de compra e venda, garantir mobilidade e praticidade, além de manter todos os documentos arquivados na nuvem.
	O Izy, sistema de gestão empresarial, é um software 100% online que revoluciona a administração de muitas empresas. Suas funcionalidades foram pensadas para simplificar a gestão dos negócios, reduzir erros e tornar a emissão de Nota Fiscal mais segura e ágil.
	 

10 de Agosto de 2021
Tags:
Nota fiscal Gestão FinanceiroCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
 Conheça os principais eventos de marmoraria do Brasil e do mundo
                                        Conheça os principais eventos de marmoraria do Brasil e do mundo10 de Junho de 2025
 6 dicas para otimizar o espaço de trabalho na marmoraria
                                        6 dicas para otimizar o espaço de trabalho na marmoraria22 de Abril de 2025
 Qual o melhor software para gestão de marmoraria?
                                        Qual o melhor software para gestão de marmoraria?12 de Março de 2025
 Marmoraria: confira dicas de marketing para melhorar o desempenho nas redes sociais!
                                        Marmoraria: confira dicas de marketing para melhorar o desempenho nas redes sociais!04 de Fevereiro de 2025
 Planejamento Tributário: por que é importante?
                                        Planejamento Tributário: por que é importante?06 de Novembro de 2024
 6 alternativas para sua marmoraria se destacar
                                        6 alternativas para sua marmoraria se destacar15 de Outubro de 2024
 Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.
                                        Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.11 de Setembro de 2024
 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
                                        Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!16 de Abril de 2024
 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
                                        Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra18 de Março de 2024
 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
                                        5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!14 de Março de 2024

 
                    