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Identidade Visual: Por que ela é importante para o seu negócio?

Empresas que investem em identidade visual conseguem se consolidar mais rápido no mercado e se destacar diante das concorrentes. Google, Coca-Cola, Facebook, YouTube, Starbucks e McDonald’s são apenas alguns exemplos de negócios que desenvolveram sua marca e que hoje são referências.

Como o mundo está mais globalizado, várias empresas diferentes abrem as portas todos os dias, seja no mercado online ou offline. E eis que surge a seguinte dúvida: “Será que investir na identidade visual da marca ainda traz vantagens, uma vez que o cliente possui tantas opções?”

Nesse texto iremos explicar o que é identidade visual e por que investir no desenvolvimento da marca é tão importante para aumentar as vendas. Também, quais são os benefícios que a sua empresa pode ter ao criar a identidade visual.

Esperamos que goste. Boa leitura!


Identidade visual nada mais é que um conjunto de fatores que representa visualmente uma marca, um produto, serviço ou uma ideia.

Geralmente, a identidade visual é criada pela equipe de marketing e engloba uma série de componentes como paleta de cores, fonte de letras, texturas, ícones, formas, etc.

O objetivo por trás da identidade visual é aplicar todos os valores da empresa em elementos visuais. Criando, assim, mais harmonia com a marca e proximidade com o público-alvo.   

A identidade visual é a representação da marca. Não investir no seu desenvolvimento pode resultar na imagem distorcida sobre a empresa, o produto ou serviço. O que, consequentemente, pode prejudicar a competitividade, reputação e as vendas.

Se o cliente se depara com um produto novo em um supermercado, mas que não possui uma identidade forte, por exemplo, ele tende a ignorar a oferta e comprar de uma concorrente mais conhecida. Tudo porque a identidade visual da outra empresa passa mais confiança e credibilidade.

Investir no desenvolvimento da marca é importante para transmitir o conceito certo sobre a organização, o produto ou serviço. Mas não só isso, para garantir que o cliente se sinta confortável em fazer a aquisição e que o mercado veja a empresa com bons olhos. 

 

Benefícios de investir na identidade visual da empresa


Agora que você já sabe o que é identidade visual e qual a importância de investir no desenvolvimento da marca, veja abaixo os benefícios que a sua empresa pode ter ao fazer esse investimento:

Estimular repetição de compra

Se o consumidor assimilar a marca a uma boa experiência, ele irá lembrar com mais facilmente da empresa, produto ou serviço, e com isso repetir a compra. Entretanto, se comprar algo que não condiz com o que promete, ele tende a armazenar a experiência desagradável no cérebro e parar de adquirir mercadorias da marca que ocasionou esse desconforto.

Marcas como Eletrolux, Brastemp e Consul são fortes no setor de eletrodomésticos e estão há anos no mercado porque mantêm um histórico de vendas positivo com seus consumidores. Também porque possuem uma identidade visual que transparece qualidade e durabilidade. 

As pessoas sabem que podem confiar nessas marcas, e essa sensação de confiança é que faz com que elas continuem comprando os produtos mesmo que esses tenham um preço de vendas mais alto que o da concorrência.

Fixar a marca na mente do consumidor

Outra vantagem de investir na identidade visual é que a empresa consegue fixar a marca na mente do consumidor. Apple, Amazon e Google são marcas mundialmente conhecidas, e não apenas porque seus produtos e serviços oferecem qualidade.

A identidade visual dessas empresas é tão forte que elas já estão fixas nas cabeças das pessoas. Além disso, sempre são lembradas quando o assunto é inovação e tecnologia. 

De acordo com a edição 2021 do estudo BrandZ, da consultoria Kantar, a Apple possui uma marca que hoje vale US$ 611,99 bilhões. A Amazon ocupa o primeiro lugar no ranking, valendo US$ 683,85 bi, e o Google a terceira colocação em US$ 457,99 bilhões.

Se são as marcas mais valiosas do mundo é porque além de realizarem muitas vendas, elas conseguiram criar um conceito inovador e fixaram sua identidade na cabeça das pessoas. E que empresa não quer isso?

Consolidar a marca no mercado

Quando a empresa possui uma identidade visual forte, apresenta bom desempenho nas vendas e garante a satisfação dos clientes ela consegue se consolidar no mercado. E conseguir isso significa que todas as suas ações, projetos futuros e produtos serão notadas pelos consumidores daqui para frente.

Consolidar-se no mercado é ter uma marca reconhecida e desejada por todos. Então, se a sua empresa atingir esse objetivo, ela tende a encontrar cada vez mais oportunidades de negócio, mesmo que existam concorrentes disputando no mesmo nicho de atuação.

Atrair o cliente certo

Ao investir no desenvolvimento da marca, a empresa consegue criar um conceito que condiz com seus objetivos e público-alvo. Logo, atrair o cliente certo pode ser muito mais fácil e exigir menos investimentos.
 
A Volkswagen e a Fiat são duas das indústrias automobilísticas mais fortes do Brasil, e essas marcas atraem um perfil de consumidor específico que geralmente deseja comprar carros com projetos mais simplificados e acessíveis. A Mercedes e a BMW, por outro lado, com indústria na Alemanha, atraem um público que prefere automóveis mais esportivos e com modelos mais arrojados. 
 
Quando for desenvolver a identidade da sua marca, o interessante é que você se questione qual público-alvo a sua empresa quer atingir. E com base nessa resposta, crie uma marca que condiz com esse perfil de cliente.  
 

Transmitir mais confiança

Além de estimular a repetição de compra, fixar a marca na mente do consumidor, consolidar-se no mercado e atrair o cliente certo, investir no desenvolvimento da marca pode ajudar a sua empresa a transmitir mais confiança.

O cliente é exigente e observador, e ele percebe quando uma empresa está preocupada com cada detalhe e quer oferecer um bom produto e serviço. Isso faz com que ele se sinta mais confiante em fechar um negócio. Se depois de comprar suas expectativas forem atendidas, a probabilidade dele de indicar a marca e se tornar um comprador fiel é alta.
 
Viu só porque investir no desenvolvimento da marca é importante para aumentar as vendas? Se você gostou do conteúdo de hoje, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre negócios e tecnologia.



21 de Setembro de 2021

Tags:

Vendas clientes identidade visual negócios

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