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Preço de vendas: o que é e como calcular corretamente?

Existem gestores que ainda acreditam que o preço das mercadorias não precisam passar por cálculos ou ajustes. Que é só estipular um valor mínimo para conseguir vender, alcançar lucros e por fim fidelizar compradores. 

Mas nem sempre as coisas não são tão simples assim, certo? 

Hoje, se uma empresa não oferece um preço justo, o consumidor vai atrás da concorrência para pesquisar ofertas e analisar condições mais atrativas. Aí, ao invés da marca alcançar os resultados pretendidos, acaba perdendo movimento ou até mesmo sendo substituída. 

Não sabe como aplicar preços corretamente e nem melhorar a margem de lucro das suas vendas? Veja, neste post, o que é preço de venda, porque é tão importante atualizar a sua tabela de preços e como a tecnologia pode ajudar você a melhorar a saúde financeira do seu negócio. 

Confira!    

Afinal, o que é preço de venda?



O preço de venda nada mais é do que o valor que uma empresa cobra por seu produtos e serviços. Este valor deve ser o suficiente para cobrir todos os custos relacionados à produção, despesas que ela teve para comercializar a mercadoria, a margem de tributação que inside sobre cada item vendido e, é claro, o lucro.

De forma mais resumida podemos dizer que o preço de venda é a soma entre o custo total, as despesas e também a margem de retorno da empresa.

Em um comércio como uma hamburgueria, por exemplo, os custos seriam aqueles relacionados a produção do hambúrguer: o pão, a carne moída, os condimentos, o salário do cozinheiro, as verduras, enfim. Tudo que faz parte da elaboração do lanche. 

Já as despesas seriam todos os valores relacionados à venda desse produto como os impostos, o salário do atendente, garçom, motoboy, água, luz e gás, entre outros. 

Depois que é feita a média de todos esses gastos, a empresa deve acrescentar uma margem de lucro sobre cada lanche feito. Que, nesse caso, vamos supor que seja de 50% sobre o valor dos custos e despesas. Então, se o custo final por hambúrguer for de R$ 6,00, as despesas R$ 8,00 e a margem de lucro 50%, o preço ideal de venda por lanche acabará sendo R$ 21,00.

Obs: No caso de uma prestadora de serviço, como uma empresa de mototáxi por exemplo, o cálculo é praticamente o mesmo só que alternando o tipo de custo e as despesas.

O que são tabelas de preço?



Podemos dizer que as tabelas de preço são como “planilhas de controle”. Elas permitem que a empresa consiga administrar o preço das suas mercadorias assim como gerenciar descontos, comissões e também estipular valores específicos para cada temporada. 

Ou seja, um produto pode ter mais do que só um preço de venda durante o ano. Por meio de uma tabela, a empresa consegue definir um valor diferenciado para um segmento de consumidores. Também realizar testes de preço por região, períodos do ano, datas comemorativas, entre outros quesitos.

Como existe uma variação de preço com base na demanda e oferta, as tabelas podem ser uma excelente alternativa para os que buscam atender o mercado de forma mais justa. Funcionam como um instrumento de gestão para melhorar a saúde financeira da empresa e também para levar até o cliente um preço mais atrativo.

Importância de atualizar a tabela de preços



Os gestores que utilizam fórmulas ultrapassadas para definir seus preços podem estar deixando de maximizar os seus lucros. Itens de valor unitário muito baixo, por exemplo, podem ser negligenciados enquanto os de maior valor são superestimados e estagnados.

A maioria das empresas faz a revisão de sua lista de preços uma vez por ano, mas ainda existem gestores que não parecem fazer questão de atualizar as tabelas. E qual acaba sendo o resultado disso?

Além da perda de lucro, existe também o risco de ocorrer a redução das vendas ou até mesmo a falta de movimentação na loja por não oferecer ao mercado um preço competitivo.

Atualizar a tabela de preços é extremamente necessário para manter o seu negócio em jogo, ok? Estipulando o preço de venda correto e gerenciando os valores, você será capaz de levar até o seu público propostas mais interessantes e com isso aumentar a sua margem de contribuição. 

Importância de utilizar um sistema para gerenciar melhor os preços


Como gerenciar o preço de venda de todas as mercadorias pode ser uma tarefa que exige muitos cálculos, alguns gestores podem se sentir desmotivadas em fazer tudo isso sem o auxílio de um sistema. Os métodos ultrapassados demoram, oferecem pouca confiabilidade e estão mais suscetíveis a erros.

Se o foco é aplicar os preços nos produtos corretamente, as empresas precisam recorrer a um sistema adequado para ajudá-las nesse processo. Hoje já existem ferramentas que oferecem funcionalidades ótimas para esse tipo de controle. Que, além de ajudarem no gerenciamento de preços, também contribui com os gestores que buscam melhorar a saúde financeira do seu negócio.  
 
Percebe como formar o preço ideal dos produtos não precisa ser um processo difícil? Que é possível estabelecer um valor mais justo para as mercadorias e com isso otimizar os lucros de forma mais rápida? Basta que você esteja disposto a investir o seu tempo e recursos nas ferramentas certas. 

E se você ainda não sabe como chegar ao preço ideal e nem como aumentar a sua margem de retorno, baixe agora mesmo um modelo de tabela de preços desenvolvida pela Equipe iZY. É rápido, sem custo algum e auxiliará você a otimizar ainda mais essa tarefa!



17 de Julho de 2019

Tags:

Vendas Preço de venda Tabela de preço Sistema

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