Facebook

Bloco X: o que é e quando será exigido?

Quem é empresário sabe todos os desafios de gerenciar uma loja. É preciso controlar os estoques, fazer o fechamento de caixa, cadastrar dados de produtos, administrar os cupons fiscais, calcular o preço de vendas corretamente e coordenar as vendas. Uma série de atividades que podem deixar qualquer profissional perdido.

Porém, como as lojas são obrigadas a prestar contas e como podem receber penalidades se essas informações forem inconsistentes, a gestão deixou de ser apenas uma área que se dedica à administração de empresas para se tornar uma necessidade.

Quer ter um controle de vendas eficiente e mais facilidade para fazer o planejamento financeiro? Veja, neste post, o que é Bloco X, qual o prazo de entrega e que empresas estão obrigadas a transmitir as informações pelo SPED.

Também qual é a importância de controlar os cupons fiscais, financeiro, fechamento de caixa e pontos de venda e quais são os benefícios que a empresa pode ter com uma boa gestão.

Bloco X: o que é?



O Bloco X é um registro da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Foi criado para que as empresas possam transmitir os dados diários dos cupons fiscais emitidos e as informações relacionadas ao estoque mensal à Secretaria da Fazenda.

Após a alteração do Ato COTEPE/ICMS 9/2013, o Bloco X passou a ser obrigatório para as empresas que utilizam o PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal). Esse registro se tornou indispensável para que a empresa possa se manter ativa no mercado.

Para que transmita os arquivos corretamente, a empresa precisa:

  • Certificar que as informações estejam corretas;
  • Ter o controle de estoque atualizado;
  • Dispor de um certificado digital válido (modelo A1 ou A3) para assinar os arquivos digitalmente;
  • Manter o cadastro de produtos em dia;
  • Possuir o PAF-ECF credenciado ao Estado (com um equipamento apto para realizar a transmissão das informações);
  • Ter acesso à internet.

Prazos de entrega do Bloco X


 
O Ato DIAT nº 30/2018, que estabelece prazos e critérios para a obrigatoriedade de uso, prorrogou para 2019 a entrega do Bloco X. Desde de 1º junho de 2019 a entrega dos registros passou a ser obrigatório aos seguintes estabelecimentos:
 
  • Bares e estabelecimentos especializados em servir bebidas;
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares;
  • Restaurantes e similares;
  • Todos os demais estabelecimentos enquadrados nos códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de Comércio Varejista.

Importância de controlar os cupons fiscais, financeiro, fechamento de caixa e PDV corretamente


 
O Cupom Fiscal é o comprovante emitido pelo ECF. Nele são informados todos os dados da operação comercial como local onde a venda foi realizada, data, hora e descrição das mercadorias. Também o total a ser pago pelo cliente e a forma de pagamento.

O PDV é um sistema para comércio que realiza as vendas com emissão de documentos fiscais. Esse sistema para lojas deve funcionar de forma integrada, englobando todos os setores da empresa.

Ao final do dia, o gestor da loja precisa fazer o fechamento de caixa para verificar as operações executadas no expediente. Nessa hora ele irá verificar as entradas e saídas de dinheiro, os cupons fiscais que foram emitidos e se o valor no sistema bate com as operações dos vendedores.

Se a empresa não possuir um controle adequado sobre os cupons fiscais ou não tiver o certificado digital instalado em todos os PDVs da loja, o profissional ficará impedido de realizar o fechamento corretamente.

Ele não conseguirá identificar o total de vendas realizadas, não saberá quanto dinheiro foi recebido ou gasto no expediente e nem quais erros foram cometidos. Em outras palavras, a empresa ficará perdida e acabará transmitindo as informações erradas ao Fisco.

Ter controle significa conhecer a situação econômica em que a empresa se encontra. E para que o empresário saiba se o seu o negócio está realmente funcionando, ele precisa ter controle sobre absolutamente tudo.

4 benefícios de uma boa gestão

Ainda existem gestores que não sabem a importância em ter um bom planejamento e um controle financeiro eficaz. E assim, sem perceber, podem estar impedindo que os negócios se consolidem ou tenham mais crescimento.

Abaixo, veja 4 benefícios que a empresa pode ter ao melhorar a sua gestão:

1. Controle eficiente dos estoques 

Com uma gestão adequada a empresa consegue retomar o controle sobre todo o seu estoque. É possível acompanhar o que entra e sai dos depósitos, verificar quais produtos foram mais vendidos e quais mercadorias estão sobrando nas prateleiras.

Ao acessar essas informações atualizadas, o gestor consegue elaborar estratégias para reduzir o volume de itens acumulados. Por exemplo, lançando promoções para vender uma quantidade específica de produtos. 

2. Mais controle de vendas

A gestão de vendas organiza as metas dos vendedores por meio de treinamento, planejamento e liderança. O foco da empresa é vender mais e melhor, correto? Então é preciso ter um controle de vendas para fazer isso.

A empresa pode treinar os vendedores para melhorar o atendimento ao cliente ou lançar metas diárias para que as vendas sejam mais otimizadas.

3. Controle adequado do caixa

A empresa deve saber qual é o saldo disponível em caixa. Essa informação é importante para verificar se a loja possui capital de giro para realizar novas aplicações ou pagar eventuais gastos.

O controle de caixa impede que a empresa tenha de lidar com rombos financeiros, inclusive arcar com obrigações que não pode cumprir.

4. Facilidade para fazer o planejamento financeiro

Com a gestão adequada o profissional consegue ter mais controle sobre o financeiro da empresa. Ele pode acessar relatórios precisos e atualizados para saber se o caixa está negativo e com base nas informações tomar decisões estratégias para aumentar as vendas, reduzir custos ou direcionar melhor os investimentos. 

Então, gostou do conteúdo? Ficaram dúvidas e quer saber mais sobre como controlar corretamente a sua loja? Então continue lendo o nosso blog para ficar por dentro das novidades!

20 de Novembro de 2019

Tags:

Bloco X SPED cupons fiscais sistema para gestão

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: