Facebook

Veja como reduzir os custos com insumos em sua marmoraria

Nas últimas décadas o número de marmorarias cresceu e a competitividade no mercado aumentou.

Em meio a esse cenário, com várias empresas disputando o mesmo cliente, saber reduzir os custos com insumos pode ser um diferencial importante para oferecer um preço mais atrativo.

Porém, o que ocorre quando a empresa não têm controle de estoque ou não sabe como gerenciar e fazer a apuração correta dos custos? 

A marmoraria não consegue aumentar as margens de projetos, o preço dos produtos pode ser calculado errado e, consequentemente, a empresa deixa de vender. Ou seja, pode ter prejuízos.

E quem quer isso? Ninguém!

Veja, neste post, qual a importância de gerenciar melhor o consumo de seus insumos e como reduzir o custo de produção e estoque da sua empresa. Também, como um sistema para marmoraria pode ajudar!

Custos com insumos


O setor de produção das marmorarias compõem boa parte dos custos totais da empresa. Esses custos envolvem a matéria-prima (chapas), a mão-de-obra e também os insumos de produção.

Os insumos servem de apoio para produção e esses geralmente não são contabilizados projeto a projeto devido a dificuldade de ratear os custos — uma vez que os insumos são consumidos por período e não de maneira unitária por projeto.

Os custos com insumos de uma marmoraria são divididos em seis categorias:
  • Lixas: lixa comum, lixa de acabamento, lixa velcro, discos de lixa, lixa seca para acabamento, lixa comum para acabamento, lixa de velcro para acabamento, lixa de alto brilho para polimento, lixa d´água e lixa importada;
  • Discos: disco de serra para corte, disco de Makita para corte, disco de desbaste, disco diamantado, disco comum, disco curvo, disco cônico e disco de serra diamantado. Qual o melhor disco de corte para a marmoraria? Vai depender da sua utilização ;
  • Serra: serra comum, serra de corte, serra Makita, serra diamantada e serra de copo;
  • Fresa: fresa comum, fresa diamantada e fresa para acabamento
  • Brocas: broca de furação, broca diamantada, broca convencional, broca de copo e broca de desbaste.
  • Abrasivos: cera, liga gria, resina, abrasivo, coroa, massa plástica, prato convencional, platô, esmeril, rebolo, impermeabilizantes e cola.

Riscos de não apurar os custos com insumos corretamente


Os insumos representam uma parte significativa dos custos de produção. Assim sendo, têm influencia sobre o preço final do produto.

Porém, muitos marmoristas ainda não sabem ou não estão preparados para apurar os custos corretamente - perdendo posição de destaque no mercado. Isso porque alguns não dão tanto valor e importância para esse controle.

A não apuração desses custos é um fator extremamente prejudicial para os negócios uma vez que a empresa fica sem fazer a contabilização correta dos custos.

Isso pode impedi-la de avaliar, com exatidão, como está o desempenho do setor de produção e qual é o melhor insumo para cada tipo de matéria-prima. Por exemplo: o melhor disco de corte para marmoraria.

Se não realizar a apuração correta de todos os custos, a empresa pode acabar lidando com as seguintes situações:

  • Incapacidade de reduzir os custos com insumos de produção;
  • Não conseguir aumentar as margens de cada projeto devido a mais insumos gastos;
  • A empresa não sabe identificar qual é o melhor insumos a ser aplicado em cada tipo de material;
  • Não saber qual é o rendimento de cada operador e qual o desperdício que cada um gera;
  • Não manter controle de estoque.
 

Como reduzir os custos com insumos

Se a sua marmoraria está com dificuldade de gerenciar o consumo de insumos e reduzir os custos de produção e estoque, veja algumas dicas que podem ajudar na apuração correta desses materiais:
 
#1. Identifique o tipo de insumo que deve ser utilizado

A primeira coisa a ser feita para reduzir os custos é identificar o tipo de insumo que vai ser utilizado em cada situação, etapa de produção e matéria-prima.
Ao fazer isso você consegue evitar erros durante a compra e até reduzir os gastos com insumos desnecessários.

#2. Treine a equipe de produção
Treinar os funcionários que trabalham na linha de produção também é uma dica importante para reduzir os custos. Afinal, ao fazer o uso correto dos insumos, a sua empresa consegue minimizar ou até mesmo impedir desperdícios.

#3. Controle a entrada e saída dos insumos
Manter um controle de estoque, sobre a entrada e saída dos insumos, é fundamental.
Fazer a apuração média de consumo diária, semanal, quinzenal e mensal, por exemplo, pode ajudar você a avaliar com mais clareza quais são os gastos por período.
Também verificar se a sua marmoraria está (ou não) fazendo o uso errado dos materiais.

#4. Controle a entrada e saída das matérias-primas
Tão importante quanto controlar a entrada e saída dos insumos é ter controle sobre as matérias-primas. Deve-se fazer a apuração média de consumo do mármore, granito e quartzo para saber se a equipe de produção está usando as chapas com responsabilidade.

#5. Verifique como está o consumo de insumos
Outra dica que pode ajudar na gestão e apuração dos custos é manter um controle de entrada e saída de insumos por funcionários, por etapa de produção ou projeto.
Ao direcionar os custos fica mais fácil para avaliar o desempenho de cada operador e quais são os custos de cada projeto.

#6. Avalie a qualidade dos insumos
Para garantir que o produto final agrade o cliente, é necessário fazer uma avaliação dos seus fornecedores para certificar que os insumos são de qualidade.
Essa avaliação é importante para assegurar a durabilidade do material bem como o seu rendimento. Assim, evitando novas compras.

Como fazer o controle e a apuração dos custos mais rápido


Os clientes estão cada vez mais exigentes e a competitividade entre as marmorarias está mais acirrada. Sai na frente a empresa que consegue disponibilizar produtos com qualidade, em menos tempo, a um preço mais justo e acessível.

Se a sua marmoraria quer reduzir os custos com insumo e oferecer um preço mais interessante, você não pode deixar de ter controle de estoque e nem perder tempo apurando todas as informações.

É importante que a sua gestão e apuração dos custos seja realizado de maneira permanente, rápida e simples. Isso para não atrapalhar o processo produtivo do seu negócio.

Para conseguir mais agilidade nesse processo, a sua marmoraria pode apostar em boas técnicas de gestão de insumos ou então investir na tecnologia para o processo fluir mais rápido.

Um sistema para marmoraria como o iZY, por exemplo, permite que a sua empresa melhore o controle de estoque, otimize os trabalhos e realize a gestão de forma online, prática e segura.

O que está esperando para reduzir os custos com insumos da sua empresa? Clique agora mesmo e descubra como o sistema de gestão iZy pode ajudar!  






13 de Maio de 2020

Tags:

custos com insumos controle de estoque sistema para marmoraria

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: