Facebook

Controle de custos: como melhorar a saúde financeira da empresa?

Todos que decidem abrir a própria empresa têm a pretensão de crescer um dia. Principalmente quem investiu muito dinheiro na construção do negócio e precisa de um retorno rápido.
 
Só este processo de identificar um nicho de mercado que se adapte a seus conhecimentos e tomar a decisão de empreender já demanda muito tempo, dedicação e investimentos de todos os tipos. Fora as noites em claro com preocupações, ideias e afins.
 
Mas a vontade de expandir os negócios não é exclusiva dos novos empreendedores. Muitas pessoas que já estão no mercado há tempos também querem obter sucesso empresarial. E para ter a oportunidade de crescer, é necessário saber exatamente como e quanto está gastando todos os meses para criar estratégias de redução de custos.
 
E a melhor forma de identificar possíveis falhas no dia a dia empresarial é criando um controle financeiro rígido e atualizado. A seguir mostraremos a melhor forma de controlar os custos para melhorar o fluxo de caixa das empresas e apresentaremos a Planilha de Controle de Custo Fixo e Variável da iZY!   


O que é controle financeiro e porque ele é importante?

 
Como dissemos acima, o controle financeiro é a melhor estratégia que uma empresa pode utilizar na hora de identificar gargalos a fim de implementar iniciativas de redução de custos e manter o fluxo de caixa sempre positivo.
 
Mas o que exatamente é o controle financeiro? São métodos de inserção e análise de todos os custos de uma empresa. Ao utilizar a Planilha de Controle de Custo Fixo e Variável da iZY, por exemplo, você consegue inserir os custos fixos mensais, como salários, telefone fixo, aluguel, e os variáveis, que mudam de empresa para empresa.
 
Dessa forma é possível analisar os valores de cada mês para fazer projeções para os meses ou até anos seguintes. Ou seja, a partir da análise destes dados, os gestores das empresas podem ter uma ideia muito efetiva de todo o faturamento atual e futuro.
 
Quando este controle de custos é feito rigidamente, é possível criar algumas estratégias muito simples de redução de custos, como:
 
  • Agendar mais reuniões via videoconferência e economizar o dinheiro com transporte e combustível.
  • Abrir as janelas para a entrada de vento e luz solar, diminuindo os custos com eletricidade.
  • Implementar o uso de canecas para evitar o desperdício de copos plásticos, entre outros.
 
E quanto mais dinheiro sobra no fim do mês, mais fácil fica de investir em ferramentas que aumentem a produtividade da empresa, por exemplo, ou novos equipamentos e matérias-primas de maior qualidade. Sem contar com as tomadas de decisão realmente importantes, como quitação de dívidas ou aquisição de espaço físico para sair do aluguel.

Prejuízos da falta de controle financeiro

 
Neste ponto, os benefícios de um controle financeiro eficiente já ficaram claros, não é mesmo? Mas e quais os prejuízos as empresas enfrentam quando não conseguem controlar o fluxo de caixa corretamente?
 
Você pode pensar que a saúde financeira da empresa está em dia quando o montante mensal que ela recebe cobre todas as dívidas fixas e variáveis e ainda sobra uma determinada quantia para emergências.
 
Infelizmente nós lhe diremos que apenas isso não é o suficiente. O controle financeiro vai muito além de apenas pagar as contas dentro dos prazos. A falta desta gestão pode causar inúmeros prejuízos à empresa a longo prazo, como:
 
  • Fraudes e desvios
É praticamente impossível identificar fraudes e desvios de dinheiro sem um controle financeiro rígido. Isso porque é muito fácil incluir uma conta a mais aqui, fazer uma transferência ali, e se você não conhece os gastos da empresa com exatidão, será muito difícil perceber estas ações antes que seja tarde demais.  
 
  •  Falta de ação frente a imprevistos financeiros
Imprevistos acontecem, seja em forma de uma reforma inesperada, seja na perda de um negócio importante. Quando a empresa não tem um controle financeiro adequado, acaba gastando mais do que devia e depositando pouco dinheiro para emergências. E gastos a mais podem causar endividamento e outros problemas muito sérios.
 
  • Crescimento nulo ou lento
Para crescer, é preciso investir. Novas tecnologias, treinamentos, equipamentos, tudo isso exige dinheiro, e apenas o controle financeiro e a redução de custos pode ajudá-lo nesta questão.
  

Como ter um melhor controle financeiro na sua empresa?

 
Um controle financeiro eficiente administra todos os valores que entram e saem da empresa todos os meses, desde contas a pagar, boletos, cartões, estoque, matéria-prima, produção, entre outros.  
 
E, como dissemos acima, é possível administrar estas informações utilizando uma planilha de custos, mas existem outras formas mais eficazes e produtivas de organizar o fluxo de caixa da empresa sem perder muito tempo nesta função.
 
Primeiro o gestor ou dono da empresa pode criar um centro de custos, ou seja, um departamento ou um profissional que ficará responsável por fazer toda a gestão de custos. Dessa forma, as informações financeiras ficam restritas em um só lugar e é mais fácil uni-las para fazer as análises necessárias.
 
E toda esta função não precisa ser complicada! O controle por centro de custos pode ser muito mais rápido e eficiente se você contar com a tecnologia. 
 
A Useall, além de disponibilizar a planilha de controle financeiro gratuitamente, ainda tem, em seu portfólio de soluções, o sistema de gestão iZY, um software para gestão empresarial que se adequa ao tamanho do seu empreendimento.
 
O módulo de gestão financeira iZY possibilita ao usuário controlar os saldos das contas a pagar e a receber e outras necessidades da área financeira, como controle de cheque recebidos, cobrança bancária automatizada, entre outros.
 
Este software ainda possui ferramentas de controle de estoque, emissão de nota fiscal, gestão de orçamentos e tudo o mais que sua empresa precisa para ter a melhor e mais eficiente gestão, e tudo on-line e na nuvem!
 
Baixe a planilha de custos fixos e variáveis agora mesmo. E entre em contato com a Useall, ela estará pronta para ajudá-lo no crescimento da sua empresa ainda hoje!  



04 de Março de 2020

Tags:

controle financeiro controle de custos Controle por centro de custos redução de custos iZY

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: