Facebook

Como a gestão de estoque e de processos ajudam você a reduzir desperdícios?

A indústria que quer aumentar a eficiência operacional, ganhar mais tempo e economia nas entregas e reduzir desperdícios, precisa fazer a gestão de toda cadeia produtiva.
 
Só por meio do gerenciamento será capaz de atentar-se aos detalhes e assim controlar lotes, administrar ordens de produção, reduzir custos e aumentar o controle sobre a mão de obra e insumos.

Não só isso, mudar os processos de produção para controlar corretamente e reaproveitar os descartes.

Não sabe como reduzir os desperdícios da sua indústria, nem como fazer a gestão da empresa corretamente?  

Veja, neste post, por que a gestão da cadeia produtiva é importante para redução de custos e desperdícios, e como a indústria pode fazer a  gestão de estoque de um jeito simples. 

Gestão da cadeia produtiva



A cadeia produtiva envolve uma série de etapas nas quais os insumos passam por algum tipo de transformação até constituir-se no produto final.

Quando o gestor tem controle sobre a cadeia produtiva, ele torna-se capaz de identificar falhas, reduzir o lead-time da indústria (que nada mais é que o tempo entre o recebimento de um pedido e a entrega do produto final) e corrigir problemas durante o processo de produção.

Esse diagnóstico possibilita a ele tomar decisões estratégicas mais rápido, eliminando os gargalos e diminuindo paralisações. Não só isso, gerenciar e controlar as atividades dos colaboradores impedindo, assim, erros e retrabalhos.

A empresa que faz a gestão da cadeia produtiva consegue garantir benefícios excelentes a curto, médio e longo prazo. Entre alguns deles:

  • Garantia de um planejamento e controle eficaz;
  • Disponibilidade de insumos para a produção;
  • Facilidade na tomada de decisão;
  • Otimização da mão de obra;
  • Controle do desempenho produtivo;
  • Redução de desperdícios;
  • Contenção de custos operacionais;
  • Aumento da produtividade.
 
A empresa ainda consegue manter o nível ideal de insumos nos estoques, eliminando assim a compra indevida. Também otimizar o tempo de produção, aumentar a qualidade dos produtos, reduzir os custos, organizar cronogramas de produção e aumentar a lucratividade.

Mercado de artefato de cimento




O mercado de artefato de cimento está em expansão e a perspectiva de crescimento está relacionada à necessidade de prazos mais curtos.

Também a necessidade de custos menores, requisitos de qualidade, diminuição de resíduos para minimizar a degradação ao meio ambiente e surgimento de novos tipos de concreto.

Uma vez que o setor pode crescer cada vez mais, a indústria de artefatos de cimento precisa de um gerenciamento eficaz para garantir a qualidade dos produtos. Seja na gestão da empresa, processos ou gestão de estoque.

A falta de controle é o principal fator que gera desperdícios dentro da empresa. Assim sendo, é importante que o gestor faça o gerenciamento correto para identificar todos os gargalos que afetam as atividades e assim deter os desperdícios.

Conseguir reduzir os custos e desperdícios é um desafio para o gestor. Afinal exige o acompanhamento regular de processos, informações, pessoas e também o controle rigoroso sobre o estoque

Porém, hoje já é possível investir na tecnologia, em ferramentas de gestão, por exemplo, para auxiliar na gestão da empresa, otimização de processos e redução de custos.

Desafio da área de artefatos de cimento



O grande desafio para as empresas da área de artefatos de cimento é conseguir eliminar os desperdícios na produção. Seja em relação ao tempo, insumos ou produtividade.

Um exemplo de desperdício comum dentro das indústrias está relacionado à falta de estoque para a fabricação de peças. Quando isso acontece, o gestor precisa fazer  um pedido extra de materiais, o que, consequemente, ocasiona custos mais elevados e um desgaste na negociação com o fornecedor.

Pesquisas apontam que o maior volume de desperdícios está ligado ao tempo de produção e falta de monitoramento de processos. Então se faz necessário que as indústrias busquem soluções para garantir mais agilidade e controle.

Se você acha que a sua indústria pode ficar tranquila quanto a esses dois quesitos, tente responder os seguintes questionamentos:

  • Quanto tempo a sua indústria leva para produzir cada produto?
  • Quais são os produtos mais produzidos e quanto de material está sendo gasto na produção?
  • Qual é o produto que está exigindo mais tempo de fabricação?
  • Quanto a indústria está gastando para produzir cada produto?

Se a sua empresa possui mesmo planejamento e controle, você será capaz de responder todas as questões acima facilmente. Do contrário, pode estar precisando melhorar a sua gestão. 

Como reduzir o desperdício na indústria de artefatos de cimento


Agora que você já sabe que a gestão da cadeia produtiva, gestão de empresas de artefatos de cimento e gestão de estoque são importantes para a empresa reduzir desperdícios, deve estar se perguntando: “Ok, como posso fazer o gerenciamento de tudo isso na minha indústria?”

Pois bem, já ouviu falar em gestão integrada?

A gestão integrada é um processo administrativo que permite ao gestor analisar a empresa como um todo. Ou seja, ele consegue atentar-se aos detalhes e garantir o controle e a supervisão dentro da indústria.

Como na gestão integrada as informações estão todas centralizadas, pode mensurar e controlar os gastos em um único local. Também acompanhar dados, sempre atualizados, que permitem uma gestão mais eficiente.

Não só isso, gerar relatórios e indicadores com dados precisos e transparentes, o que contribui para uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica.

Uma vez que possui uma visão ampla sobre todos os procedimentos e informações, o gestor se torna capaz de otimizar atividades, melhorar entregas e reduzir desperdícios. Também fazer uma análise mais detalhada para identificar falhas, corrigir problemas, controlar gastos e até monitorar o ciclo produtivo.

Legal não é?

Assim sendo, ficam os seguintes questionamentos:

  • Se a fabricação de um produto está exigindo muito tempo de produção, o que pode ser alterado no processo para agilizar a fabricação?
  • Não seria vantajoso terceirizar parte da produção para ganhar mais eficiência?
  • Se você sabe que aquele produto é o que mais tem saída no mercado, porque não renegociar com fornecedores e comprar uma quantidade maior por um preço mais acessível?
 
Se você ainda não conhece uma ferramenta que permite fazer a gestão de estoque, processos e gestão de empresas de artefatos de cimento em um único software, conheça o iZY, um sistema de gestão on-line que pode revolucionar a forma com que você gerencia a indústria por meio da gestão integrada.  



29 de Julho de 2020

Tags:

artefatos gestão de empresas de artefatos de cimento gestão de estoque gestão para empresa desperdicio artefatos de cimento

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: