Aprenda a fidelizar clientes
No mercado atual muitos negócios se assemelham pelos produtos e serviços oferecidos. Você já parou para pensar o que faz uma pessoa se manter cliente de uma empresa?
Vamos lá! Você sabe o que primeiramente atrai seus clientes? Sabe dizer no que sua empresa se destaca da concorrência? Assim que você obtiver essas respostas será muito mais fácil despertar a fidelidade dos clientes. A partir daí você conseguirá identificar o que é mais levado em consideração, seja o preço, a qualidade ou a rapidez no atendimento.
O consultor de marketing, Philip Kotler afirmou “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Muitas vezes as empresas investem em captação de novos clientes e deixam de lado a importância de construir um bom relacionamento com o já cliente.
Para te ajudar com isto, separamos algumas estratégias para fidelizar clientes no seu negócio:
PROXIMIDADE
Chamar a pessoa pelo nome é uma atitude simples, porém essencial para se aproximar do cliente, pois ele se sente confortável. Manter um cadastro ajuda bastante neste momento, pois facilita o acesso às informações pessoais e de atendimentos já realizados, permitindo facilmente a conexão com o cliente.
EXCLUSIVIDADE
Proporcionar experiências únicas aos clientes fiéis é uma boa maneira deles se sentirem valorizados pela empresa. É simples aplicar essa ação, por exemplo, você pode criar promoções exclusivas ou divulgar novidades em primeira mão para estes clientes.
EMPATIA
A empatia acontece quando você consegue se colocar no lugar do outro. Na sua empresa por exemplo, a empatia está na maneira de mostrar ao cliente que ele está sendo compreendido e considerado, muito além de um atendimento automatizado. Ter um bom relacionamento entre cliente e empresa é essencial para o sucesso do negócio.
VALORIZAÇÃO
Seus funcionários precisam entender a importância de um bom atendimento ao cliente, se preciso e possível promova treinamentos focados nesta área. Outra dica importante é que você acompanhe os atendimentos já realizados e reconheça os que abraçam essa cultura de atender bem.
PÓS-VENDA
O pós-venda é muito importante para manter o cliente conectado à empresa. Um meio eficaz de fazer isso é utilizando boletins informativos com conteúdos relevantes para os clientes. Utilizar as mídias sociais pode também ajudar nesta hora, pois os clientes conseguem interagir com os conteúdos publicados, bem como, tirar dúvidas e ter a reposta no mesmo instante.
Lembre-se sempre: seus clientes têm outras opções no mercado, mas preferem continuar na sua empresa. VALORIZE ESSA ESCOLHA! Não importa o produto ou serviço que o seu negócio oferece, o bom relacionamento com o cliente é o grande segredo da fidelização.
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