Facebook

A importância dos orçamentos em uma madeireira: dê a atenção que eles merecem!

Gerenciar orçamentos de uma Madeireira



Se a concorrência no setor madeireiro já era acirrada, a pandemia fez a situação se agravar ainda mais. Manter as vendas durante a crise está difícil e mudar o cenário é cada vez mais desafiador.
 
Inclusive O Boletim Focus, publicado pelo Banco Central, avalia que a economia brasileira deve fechar 2020 com uma queda de 5,52% no PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no País).
 
O que fazer então para reverter o quadro de dificuldades e aumentar o faturamento? A saída pode estar no gerenciamento dos orçamentos enviados aos clientes.
 
Fazer esse controle ajuda especialmente na gestão de vendas, ajudando na manutenção da saúde financeira do seu negócio. 

O modelo de orçamento ideal

Adotar um bom modelo de orçamentos é fundamental para que sua madeireira concretize novos negócios. É o cartão de visitas da sua empresa, onde os clientes farão a primeira avaliação de quão séria e comprometida ela é com os serviços prestados.
 
O orçamento também dá início ao processo de vendas. E, para que tenha mais chances de ser aprovado, precisa ser completo e objetivo. O fundamental é não deixar nenhuma dúvida que possa levar à desistência.   
 
O que então ele precisa levar em conta?
 
  • Preço dos produtos;
  • Valor da mão de obra; 
  • Quantidades utilizadas;
  • Prazos de entrega;
  • Tempo de execução.
 
Fizemos um modelo de orçamento comercial com um template que pode ser editado e usado pela equipe comercial da sua empresa. Com certeza ele irá ajudar!
 

Conheça 4 boas práticas de controle dos orçamentos


Administrar os orçamentos da sua madeireira não é tão difícil quanto pode parecer. Para ter sucesso é necessário uma boa dose de paciência e colocar, mais do que nunca, as suas habilidades de gestor em prática. Veja-as abaixo:

Realize um bom atendimento


Oriente o seu time a adotar boas práticas de atendimento ao cliente. Ser recebido com cordialidade dá mais credibilidade ao vendedor e segurança ao cliente. Alguns processos a serem empregados:


  • Entender as necessidades e dores do consumidor;
  • Comunicar-se da maneira correta;
  • Ser ágil;
  • Monitorar a concorrência. 

Tenha todos os orçamentos 'em rédea curta'


Você hoje tem controle sobre todos os orçamentos realizados? Ou o seu time de vendas lida com tanta liberdade que nem mesmo eles sabem quantos orçamentos fazer por dia? Caso a resposta seja negativa, considere fazer isso para ontem.
 
Ter em mãos a informação dos números exatos de todos os orçamentos realizados é muito importante. É por meio deles que é possível calcular o giro, saber a previsão do que será recebido em dinheiro (e de que maneira), os insumos que serão necessários para dar conta do pedido, quem são os melhores clientes e quais os produtos mais vendidos.
 

Monitore os orçamentos não aprovados


Uma atenção especial deve ser dada para os orçamentos que não foram aprovados. Por quais motivos isso aconteceu:
 
  • Foi oferecido um preço menor?
  • A concorrência deu algum benefício a mais?
  • O cliente desistiu de realizar o serviço?
 
Coloque como política que os vendedores façam um follow-up ativo com quem não fechou negócio. Saber o que aconteceu dará dicas do que o cliente pensa e o que é possível fazer para agradá-lo, além de ajudar o seu time comercial a se preparar melhor no futuro.
 

Organize um funil de vendas


Ter um funil de vendas ajuda na definição dos objetivos, na organização dos orçamentos e das oportunidades de negócio. Colocá-lo em prática também é importante para aumentar vendas, atingir metas comerciais e melhorar a motivação da equipe.
 
Dividido em 3 partes: topo, meio e fundo, elas são definidas após uma análise que leva em conta o público da sua madeireira, por exemplo. Conheça mais sobre o assunto no post "Funil de vendas: aproveitando as oportunidades e melhorando os resultados!"

Conte com a ajuda da tecnologia

 

Seus clientes têm cada vez mais urgência em receber informações de qualidade! Pense nas oportunidades de negócio perdidas quando não se disponibiliza o que ele espera.
 
Saiba que a tecnologia pode dar uma 'mãozinha' e tornar tanto os seus orçamentos como o controle deles mais efetivo. Ao utilizar um sistema de gestão online que realiza o controle da sua madeireira fica mais fácil alinhar a rotina administrativa aos processos gerenciais, o que traz mais mobilidade ao seu negócio.
 
Ficarão no passado o amadorismo das anotações de orçamento realizadas em papéis (muitas vezes de rascunho) ou mesmo o envio 'de qualquer jeito', sem organização. Agora sim dará orgulho de enviar um orçamento seja por WhatsApp ou e-mail.
 
Outra vantagem é ter uma integração com a gestão de estoque. Se, por acaso, alguém do seu time estiver orçando um item que não consta em estoque a pessoa será avisada, evitando dores de cabeça futuras que você deve conhecer bem.

Será que o prazo de entrega será cumprido? Essa pergunta fica fácil de ser respondida quando se usa um sistema de gestão, já que todos os processos estão interligados. Você, como gestor, e sua equipe de Vendas terão uma visão ampla dos resultados, economizando tempo e sendo capazes de focar no que mais importa: concretizar novos negócios.

Deu para perceber que as madeireiras que fazem a gestão dos orçamentos conseguem ter mais eficácia na concretização de negócios. Essas empresas são capazes de acompanhar tudo o que acontece e medir os resultados, melhorando os processos.
 
Sabia que podemos ajudar a sua empresa a fazer mais e melhor? Vamos conversar!

14 de Outubro de 2020

Tags:

madeireira gestão tecnologia orçamentos orçamento madeireira

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: