Facebook

5 dicas de ouro que farão sua marmoraria faturar mais!

Com as expectativas de melhora no crescimento da economia brasileira em 2020, aumentam também as esperanças em relação ao comércio de mármores e granitos.
 
Contrariando a estagnação de outros setores econômicos que vem se alastrando há alguns anos, 2019 foi muito bom para o comércio de rochas ornamentais. Segundo este post do Folha Vitória, jornal on-line da capital do Espírito Santo, as exportações brasileiras de mármores e granitos atingiram a marca de US$ 1 bilhão ano passado. Para este ano, o aquecimento no mercado ainda é esperado, principalmente na construção civil. 
 
Se você é empreendedor deste nicho e quer aproveitar o momento atual para melhorar a produção e gestão para marmorarias, continue a leitura deste post e aprenda 5 dicas de ouro que farão sua marmoraria faturar até 3 vezes mais.

Principais pontos problemáticos de uma marmoraria

 
É praticamente impossível querer melhorar a produção e gestão para marmorarias sem antes conhecer exatamente quais são os pontos problemáticos que estão impedindo seu comércio de crescer.
 
Com a popularização da venda de mármores e granitos, a concorrência aumentou na mesma proporção que o conhecimento dos clientes no assunto e a exigência de um atendimento acima da média. 
 
Isto quer dizer que uma empresa que ficou parada no tempo, mantendo o controle de estoque, produção e montagem nas velhas planilhas ineficientes deve estar perdendo muito dinheiro nesse momento.
 
Sobreviver no mercado de hoje requer uma atualização constante e tecnologia adequada. 
No blog do iZY nós já falamos bastante sobre o assunto. Neste, por exemplo, mostramos a importância da tecnologia na gestão de marmorarias. Neste outro, como calcular corretamente o preço de vendas
 
Muitos outros conteúdos já publicados anteriormente podem ajudá-lo na hora de levantar os principais pontos problemáticos de uma marmoraria. Mas o que nós podemos adiantar é que novos tempos requerem  mudanças, e o comércio de mármores e granitos não fica de fora.
 
Dentre os principais problemas que podem ser citados, temos:
 
Falta de inovação
Investir em novos equipamentos não tem muita utilidade quando sua marmoraria não acompanha a evolução do comércio e não utiliza as novas tecnologias disponíveis. Atendimento ruim, falta de estoque, acúmulo de trabalho e demora na entrega são fatores que causam visibilidade ruim para seu negócio e consequente perda de clientes. 
 
Capacitação da equipe
A capacitação da equipe está diretamente ligada a um atendimento ao cliente de qualidade, mas não apenas isso. Somente uma equipe atualizada consegue formar preços corretamente para competir de frente com a concorrência, entender melhor todos os processos e auxiliar os clientes na escolha adequada do material.
 
Oferta restrita de materiais
Hoje em dia as marmorarias não vendem apenas mármores e granitos. Existe todo um leque de materiais que podem ser usados como superfícies sólidas e comercializados pelas marmorarias. Nesse caso o empreendedor deve pesquisar novas possibilidades do mercado para ver o que mais ele pode encaixar em seu comércio e utilizar seu mix de produtos como um diferencial.

5 dicas para aumentar o faturamento da sua marmoraria


Neste ponto você já deve ter pensado melhor sobre quais problemas sua marmoraria está passando e como revertê-los. Nossas próximas dicas mostram quais áreas podem ser mudadas para aumentar a lucratividade do seu comércio.
 
1 - Atendimento ao cliente 
Um atendimento ágil é essencial para manter a fidelidade dos clientes. No mercado competitivo de hoje em dia, não existe mais espaço para orçamentos manuais, dificuldade em solucionar dúvidas ou consultar o estoque e suporte ineficiente. A visibilidade ruim causada por um atendimento insatisfatório pode ser muito prejudicial aos negócios e à conquista de novos clientes. 
 
E a tecnologia é a maior aliada da produtividade e eficiência. Quando a marmoraria escolhe unir bons preços e excelência no atendimento ao cliente pode ter certeza que encontrou um ótimo diferencial.     
 
2 - Gestão da produção
O controle rígido de processos é a melhor forma de conseguir visualizar mais claramente o que pode ser mudado para evitar desperdícios e, consequentemente, agilizar toda a produção
 
Além disso, o controle da produção assegura que seus serviços estão sendo feitos da melhor maneira possível, sendo benéfico não apenas para a marmoraria, mas também para a satisfação dos seus clientes, que recebem produtos com uma qualidade acima da média. 
 
Neste caso, uma ferramenta completa de gestão da produção é o aliado número 1 para o seu comércio de mármores e granitos, porque centraliza todos os processos de orçamento, controle de estoque, produção e entregas em um só sistema. Ou seja, possibilita uma visualização geral da prestação de serviços de forma organizada e eficiente.
 
3 - Gestão administrativa da empresa
É claro que a eficiência da gestão de produção é muito importante no dia a dia de uma empresa, porém ela não tem muita utilidade se a gestão administrativa for ineficiente. É preciso ter um equilíbrio geral para manter a marmoraria sempre organizada e produtiva. 
 
No caso da gestão administrativa, o controle de faturamento, documentações fiscais e fluxo de caixa devem estar sempre atualizados e organizados, porque só assim os relatórios e as análises podem ser feitas de maneira eficiente para impulsionar o crescimento do negócio.    
 
4 - Marketing para marmoraria 
Sua empresa está completamente organizada e funcionando da melhor maneira possível. Então agora é hora de aumentar seu portfólio de clientes através de marketing. 
 
A prospecção de leads é a melhor forma de procurar possíveis clientes e se conectar com eles, e este processo pode ser feito de diversas maneiras, como ligações telefônicas, blog com conteúdos relevantes, e-mails de marketing, entre outros. Basta escolher o marketing para marmoraria que mais tenha a ver com sua empresa e entrar em ação!     
 
5 - Tecnologia adequada
Com certeza já deve ter ficado claro que praticamente todas as dicas para melhorar o faturamento da sua marmoraria estão relacionadas à tecnologia, não é mesmo? 
 
Mas como escolher o software adequado que una gestão de produção, gestão administrativa e melhora no atendimento ao cliente em uma única ferramenta? 
 
Essa é fácil! Conheça o iZY, um programa para marmorarias totalmente on-line, com recursos necessários para concentrar toda a sua administração em um só lugar. O Sistema para Marmorarias iZY dispõe de ferramentas para pedidos sob medida, desempenhando desde o início de um projeto (orçamento) até os processos de negociação, venda e pós-venda de empresas de mármores e granitos.  
 
Entre em contato com a Equipe iZY e feche sua parceria ainda hoje!



19 de Fevereiro de 2020

Tags:

Atendimento Produção Controle de estoque Montagem Mármore Granito Mármores e granitos Marketing para marmorarias

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: