Facebook

Você faz vendas sem emitir propostas

Sabemos que uma proposta comercial bem construída e apresentável, eleva as chances de se fechar um negócio com clientes ou parceiros. Porém, nossa experiência com empresas dos mais diversos ramos e tamanhos nos mostra que:
 
Ainda há muitas empresas que negociam seus produtos e serviços SEM a veiculação de uma proposta comercial.
 
Já outras, utilizam documentos que em sua maioria são incompletos, não oferecendo a total segurança que o cliente deseja ter no relacionamento comercial.
 
Pensando nessa realidade, elaboramos este guia para que você adquira uma boa base sobre como lidar com os processos de propostas no seu empreendimento.
 
O QUE SÃO PROPOSTAS COMERCIAIS?
 
Propostas comerciais são documentos importantes que apresentam como será negociado o produto ou serviço oferecido. Em propostas comerciais de venda, geralmente são apresentados:
 
  • Dados técnicos dos produtos,
  • Dados de comerciais de aquisição e formas de pagamento
  • Cronograma de atividades envolvidas na negociação
  • Responsabilidades do cliente
  • Responsabilidades da empresa
     
DICAS PARA ELABORAR UMA PROPOSTA COMERCIAL CONSISTENTE
 
Antes de abrir um novo documento para criar um modelo de propostas, considere este template que a nossa equipe elaborou para você. A partir dele você pode adequar sua proposta de acordo com as necessidades comerciais da sua empresa.

 
É importante sempre observar com cuidado os modelos de propostas disponibilizados por aí, e sempre adequar os itens conforme as exigências da sua área, uma vez que cada negócio deve apresentar de modo peculiar a credibilidade do produto e demonstrar a certeza de que tal produto (ou serviço) oferecido é ideal para a necessidade do cliente.
 
Além de preencher campos técnicos e valores, deve-se descrever o que o cliente necessita, fazendo com que ele visualize naquilo que está comprando, a resolução de um problema ou benefício que pode ter.
 
FIQUE SEMPRE ATENTO AOS VALORES PROPOSTOS E FORMAS DE NEGOCIAÇÃO
 
E além dos itens acima, fique atento também aos prazos acordados para entrega do produto ou execução do serviço. Ofereça essas informações em tabelas e quadros, para que tais ilustrações auxiliem no entendimento lógico das proposições da empresa. A proposta deve ser autossuficiente, de modo que da parte do cliente não haja dúvidas sobre o que está sendo ofertado.
 
É importante também que essa proposta seja encaminhada e arquivada digitalmente. Enviar por email também é uma forma de oficializar a proposta. A organização da informação, um layout caprichado e um escopo bem definido também aumentam as chances de sucesso nas vendas. Destacar as vantagens do produto ou serviço, a reputação da empresa e uma boa revisão do texto também auxiliam na qualidade da proposta.
 
COMO FAZER A GESTÃO DE PROPOSTAS COMERCIAIS ATRAVÉS DE UM SOFTWARE?
 
Além de vender o produto ou ofertar um serviço, é fundamental que o profissional de vendas saiba se organizar e aproveitar a tecnologia da informação para atender seus clientes de forma mais eficiente. É importante que ele saiba como controlar o grande volume de informações que envolve cada proposta comercial, bem como extrair as informações necessárias para avaliar o desempenho e tendências de mercado, o que é essencial para a tomada de decisões. Essas informações devem estar organizadas e acessíveis sempre que necessário.
 
Mais do que apenas organizadas, essas informações precisam estar ao alcance de todos os interessados para que o atendimento seja o mais efetivo possível. Por isso, um sistema de gestão que ofereça a agilidade e a praticidade no gerenciamento dessas informações pode auxiliar bastante no gerenciamento das propostas da empresa.
 
E você, já realiza seus processos comerciais por meio de propostas? Deixe sua opinião nos comentários, e contribua com mais conhecimento!
 
Não se esqueça de baixar nosso Modelo de Propostas Comerciais:

21 de Novembro de 2017

Tags: