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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Como fazer as baixas do financeiro?

Este guia tem como objetivo instruir você a realizar baixas de títulos no iZY. Abaixo segue o vídeo demonstrando o processo no sistema, ou se preferir, abaixo está o guia mostrando passo a passo do mesmo processo:



*Assista também: Como cadastrar contas a receber? Vídeo Tutorial
 

BAIXA DE TÍTULOS A RECEBER E A PAGAR
 
1. Iremos neste guia trabalhar com baixas de contas a receber. As baixas de contas a pagar funcionam da mesma maneira.
 
2. Acesse o módulo Financeiro e clique no botão de Contas a receber
 
3. Aplique o recurso de pesquisa de títulos, filtrando um ou mais títulos com status Aberto ou Parcial.
  • Caso necessite aprender como utilizar a tela de consulta de títulos, acesso o conteúdo "Como cadastrar contas a receber na seção Tela de consulta".
4. Selecione os títulos desejados, clique em Mais opções e clique em Baixar.
 
5. O sistema irá apresentar a você a tela com os títulos selecionados.
 
6. Através dessa tela você poderá adicionar mais títulos caso necessário
  • Para isso, clique no botão Adicionar mais títulos.
  • Na tela de consulta que é apresentada, aplique os filtros desejados e clique em Pesquisar.
  • Selecione os novos títulos que deseja adicionar.
7. Para realizar a baixa dos títulos, clique no botão Baixar.
 
8. O sistema irá apresentar uma seleção dos métodos de recebimento que você deseja baixar. Selecione, por exemplo, Recebimento em dinheiro.
 
9. A nova tela apresentada é responsável por realizar a baixa dos títulos.
 
10. Para isso, na aba Principal, informe a conta a qual você está recebendo o dinheiro. Essa conta pode ser do tipo caixa ou banco.
 
11. O sistema indica de forma automática a data corrente e o histórico financeiro.
  • O histórico financeiro padrão para baixa é configurado na parametrização geral através do campo Histórico financeiro padrão na seção Financeiro/Contas a receber.
  • O funcionamento desse campo pode ser visualizado, acessando o conteúdo "Conhecendo as parametrizações".
12. Clique na aba Contas a receber.
 
13. Na aba Contas a receber, o sistema irá carregar todos os títulos selecionados.
 
14. Nessa tela você deverá informar o quanto está recebendo de cada título.
 
15. O sistema carrega automticamente o valor total recebido para cada título, com base em seu saldo.
 
16. Caso você necessite informar outro valor recebido, valor de juros ou descontos, selecione um título e clique em Editar.
 
17. Informe os valores que deseja alterar e clique em Salvar.
 
18. Confira os valores e clique no botão Processar.
 
19. Nesse momento o sistema irá realizar a baixa dos títulos, diminuindo seus saldos, alterando seu status para Parcial ou Liquidado.
 
20. Também será feita a movimentação de entrada na conta informada, que pode ser visualizada através de seu assistente financeiro.
 
21. Após isso, você será reencaminhado para a tela inicial de seleção de títulos para baixa, a qual mostrará os saldos dos títulos atualizados.
 
22. Caso você clique na aba Baixas, o sistema irá apresentar a baixa realizada e você poderá emitir um recibo da baixa para impressão.

 
TELA DE CONSULTA
 
1. Para acessar as baixas do financeiro, acesse o módulo Financeiro e clique no botão de Baixas de contas a receber.
 
2. Após sua primeira baixa realizada, ao abrir a listagem você poderá gerenciar suas baixas
.
3. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
 
4. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de emissão, Conta e Método de recebimento.
 
5. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação do título:
  • Cancelado: Baixa cancelada.
  • Digitado: Baixa salva, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
  • Processado: Baixa realizada e finalizada. Atualizou os saldos dos títulos.
6. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.
 
7. Clicando no botão Novo, você será encaminhado a mesma tela de baixa mencionada no tópico acima, permitindo selecionar novos títulos para realizar as baixas.

 
OPÇÕES ADICIONAIS
 
1. Na tela de consulta de baixas também é possível realizar algumas opções adicionais.
 
2. Para isso, pesquise uma baixa e selecione o registro pesquisado.
 
3. Ao clicar no botão Mais opções será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
  • Visualizar espelho: Apresenta um espelho do registro para impressão.
  • Visualizar recibo: Apresenta um espelho do recibo para impressão.
  • Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Processado.
  • Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Processado ou Digitado, alterando o status para Cancelado. Ao realizar essa operação, o lote de baixa será estornado e todas as movimentações geradas serão desfeitas.
  • Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Processado, alterando o status para Digitado. Ao realizar essa operação, o lote de baixa será estornado e todas as movimentações geradas serão desfeitas.
  • Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado. Como visualizar os títulos baixados, as movimentações geradas e ter acesso aos usuários que manipularam o registro.
  • Rastrear contas a receber: Permite rastrear os documentos que foram baixados.
  • Rastrear adiantamentos: Permite rastrear os adiantamentos vinculados nas baixas por adiantamento.
  • Rastrear notas de débito: Permite rastrear as notas de débito vinculadas nas baixas por nota de débito.


MÉTODOS DE RECEBIMENTO
 
1. No momento que você seleciona os títulos e clica em Baixar nas telas de baixas, o sistema solicita para que seja selecionado o método de recebimento ou pagamento. 
 
2. Além de baixa com dinheiro, o sistema também possibilita realizar outros tipos de baixa. Abaixo segue a descrição dos métodos de recebimento/pagamento que o sistema iZY trabalha:
  • Recebimento/Pagamento em dinheiro: Utilizado para realizar baixas em dinheiro. Irá solicitar uma conta de entrada ou saída e irá gerar os respectivos movimentos financeiros
  • Recebimento/Pagamento por cheque: Utilizado para realizar baixas com cheques recebidos. Será habilitado uma nova aba para seleção dos cheques
  • Recebimento/Pagamento por adiantamento: Utilizado para realizar baixas por adiantamento de clientes/a fornecedores. Será habilitada uma nova aba para seleção dos adiantamentos.
  • Recebimento/Pagamento por nota de débito/crédito: Utilizado para realizar baixas com outros títulos de débito ou crédito. Será habilitada uma nova aba para seleção das notas de débito ou crédito.
  • Baixa contábil: Utilizado para realizar uma baixa sem movimentação financeira. Geralmente é utilizada para finalizar títulos incobráveis, por exemplo.

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