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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Como cadastrar contas a pagar?

Este guia tem como objetivo instruir você a lançar contas a pagar no iZY. Abaixo segue o vídeo demonstrando o processo no sistema, ou se preferir, abaixo está o guia mostrando passo a passo do mesmo processo:




CADASTRAR UMA NOVA CONTA A PAGAR
 
1. Acesse o módulo Financeiro e clique no botão de Contas a pagar.
 
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentada uma tela com as características do processo de contas a pagar.
 
3. Clique em Gerar pagar para cadastrar um novo registro.
 
4. Na tela de cadastro apresentada, preencha os dados corretamente e se atente aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
 
5. O campo Fornecedor define para quem você irá pagar.
  • Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos fornecedores, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo
  • Na tela de consulta de clientes que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.

6. O campo Portador define quem é o detentor do título no momento.
  • Essa informação é originada do cadastro de Portadores. Caso deseje cadastrar novos portadores, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de portadores que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.

7. O campo Forma de pagto define qual é a forma de pagamento acordada para o título.
  • Essa informação é originada do cadastro de Formas de pagamento. O iZY já traz uma lista padrão de formas de pagamento para você. Caso deseje cadastrar novas formas, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de formas de pagamento que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
8. Você também deverá informar os campos Número, Valor, Emissão, Vencimento e Previsão de pagamento.
 
9. Os campos Centro de custos e Observação não são obrigatórios.
 
10. Confira os valores e as datas e clique no botão Processar
 
Obs: O botão Salvar também irá gravar seu registro, mas irá criar um registro como rascunho, com o status Digitado.

 
TELA DE CONSULTA
 
1. Após sua primeira conta a pagar cadastrada, ao abrir a listagem você poderá gerenciar seus débitos.
 
2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
 
3. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de emissão, Vencimento ou previsão de pagamento, bem como os filtros Fornecedor, Portador, Forma de pagamento e Espécie de títulos.
 
4. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação do título:
  • Aberto: Conta a pagar processada e válida no sistema. Ainda não paga.
  • Bloqueado: Conta a pagar bloqueada pelo processo de entrada de materiais devido a não finalização da nota.
  • Cancelado: Conta a pagar cancelada.
  • Digitado: Conta a pagar salva, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
  • Liquidado: Conta a pagar paga totalmente.
  • Parcial: Conta a pagar paga parcialmente.
5. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.

 
OPÇÕES ADICIONAIS
 
1. Na tela de consulta de contas a pagar também é possível realizar algumas opções adicionais. Para isso, pesquise uma conta a pagar e selecione o registro pesquisado.
 
2. Ao clicar no botão Mais opções será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
  • Visualizar duplicata: Apresenta um espelho do registro para impressão.
  • Notas e anexos: Permite que seja inserido comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
  • Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Aberto.
  • Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Aberto ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
  • Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Aberto, alterando o status para Digitado.
  • Baixar: Permite realizar os recebimentos do título. Caso necessite aprender como baixar títulos, acesse o conteúdo “Como fazer com as baixas do financeiro”.
  • Alterar vencimento: Permite alterar a data de vencimento do título.
  • Alterar valor: Permite alterar o valor do título.
  • Alterar portador: Permite alterar o portador que retém o título.
  • Alterar observação: Permite adicionar ou alterar uma observação no título.
  • Alterar forma de pagamento: Permite alterar a forma de pagamento acordada para o título.
  • Alterar centros de custo: Permite alterar o rateio de centro de custos para a conta a pagar de despesas.
  • Consultar baixas: Permite visualizar e estornar os pagamentos realizados para o título.
  • Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado. Como rastrear sua origem, visualizar as baixas e ter acesso aos usuários que manipularam o registro.
  • Rastrear origem: Permite rastrear os documentos que originaram a conta a pagar.
  • Rastrear baixas: Permite rastrear os pagamentos.


ESPÉCIES DE TÍTULOS
 
1. O sistema iZY também possibilita você gerenciar seus pagamentos por espécies de títulos. Além de um título normal, você pode gerar recebíveis com base em Adiantamentos de cliente e Notas de débito
  • Para isso, basta clicar na seta ao lado do botão Novo e selecionar a opção desejada.
  • Quando selecionada a opção de adiantamento de cliente, o sistema irá solicitar também os dados da conta para entrada do movimento financeiro no valor do título.

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