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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Como acompanhar as vendas com as oportunidades de negócio

Este guia tem como objetivo instruir você quanto ao cadastro de oportunidades de venda no iZY, bem como acompanhar o funil de vendas e conhecer suas demais funcionalidades. Abaixo segue o vídeo demonstrando o processo no sistema, ou se preferir, abaixo está o guia mostrando passo a passo do mesmo processo:




COMO CADASTRAR UMA NOVA OPORTUNIDADE DE VENDA?
  1. Acesse o módulo CRM e clique no botão de Oportunidades.
  2. Se você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentada uma tela com as características do processo.
  3. Clique em Nova oportunidade para cadastrar um novo registro.
  4. Na tela de cadastro apresentada preencha os dados corretamente e fique atento aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
  5. O campo Título serve para identificar a oportunidade nas listagens.
  6. O campo Cliente define de quem é a oportunidade.
  • Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de clientes que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
  1. Caso você trabalhe com leads/prospecções, o cliente não precisa estar cadastrado no sistema.
  • Para isso, clique no campo Não é um cliente e preencha somente o nome de contato e o e-mail.
  1. O campo Vendedor deve ser informado.
  2. O campo Etapa define em que etapa no funil de vendas essa oportunidade se encontra.
  • Essa informação é originada do cadastro de Etapas de oportunidade. O iZY já traz uma lista padrão de etapas para você. Caso deseje cadastrar novas etapas, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de etapas que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
  1. O campo Descrição pode ser usado para detalhar mais a oportunidade.
  2. O campo Valor deve ser usado para informar o valor total estimado da oportunidade.
  3. Na aba Itens, você pode informar os itens que compõem a oportunidade.
  4. Na aba Privacidade, você pode informar quais usuários podem visualizar essa oportunidade. Pode ser configurado como público, somente o vendedor ou o vendedor e mais alguns usuários definidos.
  5. Para finalizar o cadastro, clique em Salvar.
     

TELA DE CONSULTA
  1. Após sua primeira oportunidade cadastrada, ao abrir a listagem você poderá gerenciá-las.
  2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
  3. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de abertura, Previsão ou Fechamento, bem como os filtros Cliente, Vendedor, Etapa e Número.
  4. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação do título: Em andamento, Ganha e Perdida.
  5. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.
     

OPÇÕES ADICIONAIS
  1. Na tela de consulta de oportunidades também é possível realizar algumas opções adicionais.
  2. Para isso, pesquise uma oportunidade e selecione o registro pesquisado.
  3. Ao clicar no botão Mais opções, será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição dessas opções:
  4. Notas e anexos: Permite que sejam inseridos comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
  5. Definir etapas: Permite alterar a etapa atual da oportunidade.
  6. Criar proposta: Permite criar uma proposta a partir da oportunidade.
  7. Visualizar propostas: Permite visualizar as propostas geradas a partir da oportunidade.
  8. Criar pedido: Permite criar um pedido de venda a partir da oportunidade.
  9. Visualizar pedidos: Permite visualizar os pedidos gerados a partir da oportunidade.
  10. Alterar situação: Altera o status da oportunidade para Perdida, Em andamento ou Ganha.
     

TELA DE ACOMPANHAMENTO DE OPORTUNIDADES
  1. A oportunidade possui um recurso de informações detalhadas, onde é possível realizar o acompanhamento da oportunidade, visualizando o histórico das operações.
  2. Na tela de consulta, pesquise uma oportunidade e selecione o registro pesquisado.
  3. Clique na lupa no registro selecionado, que será apresentado a tela de detalhamento da oportunidade.
  4. O quadrante de cima dessa tela apresenta em qual etapa se encontra essa oportunidade. Ao clicar em uma etapa específica o sistema altera a etapa atual da oportunidade.
  5. Através dessa tela também é possível registrar o histórico das operações na oportunidades, desde comentários, agendamentos, conversas e histórico de operações realizadas para essa oportunidade.
  6. Na aba Histórico, para inserir um comentário, você deve clicar no botão Comentar, informar um texto de comentário e clicar no botão de confirmação que fica abaixo.
  7. Além de comentários, também é possível registrar outras operações de CRM na respectiva oportunidade. Como registrar uma Visita, Reunião, Proposta, Ligação ou Email.
  8. Em todos os casos acima, é possível agendar compromissos com base na operação registrada.
  9. Ao agendar um compromisso, ele passa a aparecer automaticamente na sua agenda, na tela inicial.
  10. Conforme as operações de CRM vão sendo registradas na oportunidade, o histórico pode ser visualizado ordenado por data.
  11. No quadrante direito da tela de detalhamento de oportunidade ficam as opções auxiliares para gestão, como: anexo de documentos, anotações e compromissos.
     
FUNIL DE VENDAS
 
  1. Através do iZY também é possível gerenciar as oportunidades de negócio através do funil de vendas.
  2. Para acessar o funil de vendas, acesse o módulo de CRM e clique em Oportunidades.
  3. Na tela de consulta apresentada, clique no botão superior direito Funil de vendas.
  4. O sistema irá alterar a forma de visualização das oportunidades, apresentando em formato de kanban a listagem, agrupando por etapas.
  5. Essa forma de visualização lhe oferece a possibilidade de ter uma ideia geral de como se encontra seu cenário de vendas, permitindo saber como estão suas vendas em cada etapa.
  6. Lembrando que essas etapas podem ser customizadas através do cadastro de etapas de oportunidade.
  7. Ao clicar em uma oportunidade e arrastá-la para outra etapa, o iZY automaticamente faz a troca de etapas da oportunidade.
  8. O sistema iZY também oferece uma forma de visualização em formato de funil de oportunidades.
  9. Esse formato pode ser visualizado nas análises gerenciais do sistema e em um painel configurado na área de trabalho.
  10. Para visualizar, acesse o módulo inicial do sistema, clique no botão Configurações / Configurar área de trabalho
  11. Na lista de gráficos apresentada, selecione o gráfico Funil de vendas e clique Adicionar.
  12. O sistema irá adicionar o gráfico em sua área de trabalho.
  13. Configure a posição e tamanho do gráfico conforme sua necessidade e clique em Aplicar modificações.
  14. O sistema irá gravar o gráfico em sua área de trabalho a fim de que ele apareça sempre no módulo inicial.
  15. Esse gráfico lhe permite visualizar o valor de oportunidades em cada etapa, em um formato de funil.
  16. Através das análises gerenciais, o Funil de Vendas também pode ser visualizado.
  17. Nas análises gerenciais também há outra informação chamada Resumo das oportunidades do mês.
  18. Essa análise gerencial lhe apresenta um resumo mensal das oportunidades abertas, ganhas e perdidas no mês.
  19. Ao clicar na lupa dentro dessa análise gerencial, o sistema apresentará uma tela com informações gerenciais detalhadas sobre oportunidades, como histórico de oportunidades por mês e seu resumo por vendedor.
     
VEJA MAIS CONTEÚDOS SOBRE O iZY
 
  1. Acompanhando o histórico dos clientes

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