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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Cadastrando produtos

Este guia tem como objetivo instruir você quanto ao cadastro de itens no iZY. Abaixo segue o vídeo demonstrando o processo no sistema, ou se preferir, abaixo está o guia mostrando passo a passo do mesmo processo:




CADASTRANDO O PRIMEIRO PRODUTO
 
1. Acesse o módulo de Estoques e clique no botão de Itens e Serviços.
 
2. Se você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentado uma tela com as características do cadastro de itens.
 
3. Clique em Cadastrar produto para cadastrar um novo registro.
 
4. Na tela de cadastro apresentada, a primeira aba remete aos dados principais do item.
 
5. Preencha esses dados corretamente e fique atento aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
 
6. O campo Identificação serve para você informar algum código interno de sua empresa para o item.
 
7. O campo Tipo define qual a finalidade do item que está sendo cadastrado.
 
8. O campo Grupo do item define uma categorização para o produto.
  • Essa informação é originada do cadastro de Grupos de item. Esse campo não é obrigatório, mas caso deseje cadastrar novos grupos de item, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de grupos que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
     
9. O campo Unidade padrão define a forma de armazenamento do produto em estoque.
  • Essa informação é originada do cadastro de Unidades. O iZY já traz uma lista padrão de unidades de medida para você. Caso deseje cadastrar uma nova unidade, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de unidades que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
     
10. Clique na aba Propriedades e informe os dados necessários para finalizar o cadastro do item.
 
11. Os campos Compro este item e Vendo este item definem se você poderá utilizar esse item em nos processos de compra e venda, respectivamente.
  • Ao marcar o campo Vendo este item o sistema habilita o campo Preço de venda.
  • O iZY também possui o recurso de formação de preço de venda, para itens do tipo Produto acabado e Mercadoria para revenda.
  • O campo Preço de venda é o campo utilizado para automatizar o preço ao lançar o item nos processos de venda.
  • Quando o campo Tipo do item estiver configurado como Produto acabado ou Mercadoria para revenda, esse campo estará desabilitado.
  • Nesse caso, utilize a opção Formação de preço para formar o preço de venda do item.
  • Essa opção será explicada em seguida.
     
12. Nessa aba, os campos Classificação fiscal (NCM) e CST de origem são obrigatórios e necessários para a tributação de venda.
  • Caso você não saiba qual informação colocar nesses campos, consulte seu contador.
     
13. Para finalizar o cadastro, clique em Salvar.

 
CADASTRAR UM ITEM DO TIPO SERVIÇO
 
1. Para cadastrar um item do tipo Serviço, na tela de consulta de itens você deve clicar no botão Cadastrar serviço. A tela de cadastro apresentada é muito semelhante a tela de cadastro de item. 
 
2. O campo Código fiscal do serviço é necessário para categorizar o serviço.
  • Essa informação é originada de um cadastro. O iZY já traz uma lista padrão para você.
     
3. O campo Exigibilidade ISS é utilizado para notas fiscais eletrônicas de serviço.

 
TELA DE CONSULTA
 
1. Após seu primeiro item cadastrado, ao abrir a listagem você poderá gerenciar seu portfólio de produtos.
 
2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
 
3. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.

 
OPÇÕES ADICIONAIS
 
1. Na tela de consulta de itens também é possível realizar algumas opções adicionais.
 
2. Para isso, pesquise um item e selecione o registro pesquisado.
 
3. Ao clicar no botão Mais opções, será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
  • Notas e anexos: Permite que sejam inseridom comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
  • Saldos por empresa: Permite consultar o saldo de estoque dos itens.
  • Definir fornecedores: Permite consultar e vincular fornecedores previamente cadastrados onde os itens são comprados. Essa informação serve para automatizar a importação de XML de nota de entrada.
  • Custo e preço de reposição: Permite consulta o histórico de custos de compra dos itens
  • Copiar: Gera um novo registro cópia do registro atualmente selecionado.
  • Imagens: Permite vincular imagens avulsas ao registro selecionado.
  • Unidades de compra: Permite definir novas unidades de medida para serem utilizadas no processo de Nota fiscal de entrada.
  • Estrutura: Habilitada para os itens do tipo Produto Acabado, permite definir os insumos do item para serem utilizados no processo de Produção.
  • Formação de preço: Permite informar variáveis que calculam e formam o preço de venda do item.

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